imagem_release_1763845

Quem nunca pensou ser dono do próprio negócio? Pelo menos dois terços da população brasileira já. Mas apesar de parecer fácil ter uma ideia, nem sempre é simples tirá-la do papel. É neste contexto que entra o Desafio Empreenda, uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Parque Tecnológico Botucatu, que promoveu na noite da última quinta-feira (13) um evento para apresentar os detalhes da edição 2019.

 

O programa não é uma competição, mas sim uma grande oportunidade para que as pessoas possam conhecer, se capacitar e até ingressar no universo do empreendedorismo. Poderão participar estudantes e professores universitários, estudantes de Ensino Médio e até mesmo cidadãos comuns, sejam eles empreendedores ou não. Em resumo, basta ter uma boa ideia de negócio e muita vontade de empreender de um jeito diferente.

 

As inscrições são gratuitas e acontecem de 1 a 23 de agosto, pelo site do Inova Paula Souza [http://www.inovapaulasouza.cps.sp.gov.br]. Os interessados preencherão um questionário, que irá colher informações prévias sobre cada projeto de negócio. Um comitê avaliará pilares como: inovação, potencial, valor de mercado e viabilidade técnica. Os selecionados passarão à fase de capacitação.

 

Todo conteúdo será com base no programa da Escola de Inovadores Fatec Botucatu. As atividades práticas ocorrerão de setembro a novembro. Serão 40 horas (divididas em 10 módulos), sempre aos sábados, na Fatec. Os encontros contarão com palestras, oficinas e mentorias que abordarão temas e técnicas que estimulem a criação ou lapidação de novo negócio (produto ou serviço). Tudo de graça.

 

“Nos últimos três anos, o Desafio Empreenda conseguiu sensibilizar mais de 1.400 pessoas e selecionar mais de 100 projetos. O maior prêmio é o legado que a gente deixa nessas pessoas, o da cultura do empreendedorismo, da inovação e, consequentemente, gerando valor à nossa sociedade”, enfatiza o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Carlos Alberto Costa.

 

“Temos certeza que podemos agregar e ajudar a desenvolver ferramentas àqueles que sonham ter seu próprio negócio. Ações como esta são fundamentais para fortalecer essa cultura empreendedora e impactar diretamente o desenvolvimento em nosso município e região”, afirma o Prof. Celso Fernandes Joaquim Júnior, diretor da Fatec.

 

Cronograma - Desafio Empreenda 2019

Inscrições: 1 a 23 de agosto

Análise dos projetos: 2 a 6 de setembro

Divulgação dos selecionados: 9 de setembro

 

Capacitações:

1 - Apresentação da agência INOVA; Apresentação das metas da escola de inovadores;

Palestra âncora; Apresentação dos projetos selecionados (14 de setembro)

2 - Saber empreender com atitudes empreendedoras (21 de setembro)

3 - Design Thinking + Prototipagem / Produtos e Serviços (28 de setembro)

4 - Oficina de CANVAS (28 de setembro)

5 - Legalização e proteção empresarial (5 de outubro)

6 - Tecnologia aplicada aos negócios (19 de outubro)

7 - Fontes de financiamento para startups e a importância das relações institucionais (26 de outubro)

8 - Visão de finanças e mercados (9 de novembro)

9 - Marketing em Startup + Pitch + Clínica de negócios (23 de novembro)

10 - Balcão de mentorias (29 de novembro)


4toques comunicaçãocomunicaçãoparque tecnológicobotucatuparque tecnológico botucatudesafio empreendaempreenda botucatuassessoria de imprensaassessoria de comunicaçãomarketing digital