ricardo-galvao-diretor-inpe

Prof. Ricardo Galvão fala sobre monitoramento de biomas e recente embate com presidente Bolsonaro

 

O Instituto de Biociências da Unesp Botucatu recebe nesta terça-feira (10) o Prof. Ricardo Magnus Osório Galvão, docente do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O encontro será realizado a partir das 14h30, no Anfiteatro 1 da Central de Aulas (local sujeito a alteração) e é aberto a todos os interessados.

 

Galvão conduzirá a palestra “O INPE e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros”. Além de descrever as atividades do INPE e como é feito o monitoramento dos biomas brasileiros, o professor dará relatos sobre os acontecimentos recentes que culminaram na sua exoneração do Instituto. 

 

No mês de julho passado, o presidente Jair Bolsonaro deu depoimentos desqualificando dados captados por satélites do portal Terra Brasilis, do Inpe, no qual apontava crescimento no desmatamento das florestas brasileiras. Na oportunidade, Galvão rebateu as acusações de Bolsonaro de que o INPE estaria a “serviço de alguma ONG”.

 

Currículo

 

Possui graduação em Engenharia de Telecomunicacões pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (1976) e Livre Docência em Física Experimental pela Universidade de São Paulo (1983). 

 

Foi diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física dos Fluídos, Física de Plasmas e Descargas Elétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: ondas de Alfvén, rotação em plasmas magnetizados, física de tokamaks e fenômenos não-lineares em plasmas. 

 

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Física e membro do Conselho da Sociedade Europeia de Física. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências, Fellow do Institute of Physics. Atualmente, é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

 

assessoria de imprensa assessoria decomunicação comunicação integradamarketing digital unesp botucatu unesp palestra