DSC-0091

Professores Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Jr. também receberam moção de congratulações, em evento realizado na Câmara Municipal de Botucatu, na quinta (3)

 

Os professores doutores Benedito Barraviera e Rui Seabra Ferreira Jr., ambos do Cevap (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos) e da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/ Unesp), são os novos membros da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia. Além disso, também receberam moção de congratulações da Câmara Municipal de Botucatu. As honrarias foram concedidas na noite da última quinta (3), na Câmara.

 

Barraviera, fundador e atual diretor do Cevap, ocupará a cadeira 88 da seção de Medicina, cujo patrono é Antonio Cardoso Fontes. Já Seabra, pesquisador do Cevap e atual presidente da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos), ocupará a cadeira 41 da seção de Ciências Físicas e Químicas, cujo patrono é o acadêmico Eurico Brandão Gomes.

 

A Mesa Diretora foi composta pelo Dr. Acácio Alves de Souza Lima Filho, presidente da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, o presidente da Câmara Municipal de Botucatu, Ednei Carreira, o presidente emérito da Academia, Lauro Domingos Moretto, o Secretário de Saúde, Dr. André Spadaro, o pró-reitor de pesquisa da Unesp, Dr. Carlos Frederico de Oliveira Graeff, e o 1º secretário da Academia, Dr. João Paulo Silva Vieira.

 

Na solenidade, foram relembradas as trajetórias profissionais de Barraviera e Seabra. “Com toda essa história de vida, não há vergonha nenhuma a se ter do passado. E sim a grandeza de contá-lo, e mostrar para toda a sociedade que não foi em vão o investimento feito por ele”, afirmou Dr. João Paulo Silva Vieira, o 1º secretário da Academia, sobre Barraviera.

 

“A Academia se sente honrada em ter em seu quadro um acadêmico com uma vida tão rica de serviços prestados à ciência e, em conseguinte, à sociedade brasileira”, complementou, sobre Seabra.

 

Em seu discurso, Dr. Barraviera também citou parte de sua história dentro da ciência e agradeceu todos que, de alguma forma, participaram e o ajudaram a receber a honraria. “Não conheço ainda a Academia, mas de uma coisa eu sei, neste local existem pessoas preparadas e muito experientes dentro do contexto da ciência farmacêutica. Discussões de alto nível devem existir, pois é desse ambiente que deveriam partir as grandes decisões e soluções para o país, que acumula anualmente um déficit de 15 bilhões de dólares em insumos para a saúde. Muito obrigado a todos por ouvirem parte da minha viagem, onde acredito que ainda terei algumas estações pela frente”, afirmou.

 

Dr. Seabra ressaltou a importância do trabalho e do apoio de sua família para alcançar tudo que conquistou. “Você quer ter sucesso? Sucesso tem a ver com constância, com você fazer o que tem de ser feito, mesmo que não queira fazer, e que tenha percebido que o mundo todo está contra você. Sucesso tem a ver com disciplina, com aprender com seus erros. Faça o que tem de ser feito. Não espere que ninguém venha te motivar. Vá e faça. Vai ser muito difícil chegar lá, porque o sucesso é um esporte para poucos. Agradeço a presença de cada um de vocês, obrigado por terem me ouvido”, finalizou.

 

Ambos os pesquisadores são referências nacional e internacional na pesquisa científica e formação de novos pesquisadores, à frente do Cevap, reconhecido centro de pesquisa da UNESP com 25 anos de atuação. Ao longo da sua existência, o centro tem realizado pesquisa, capacitação profissional e a extensão universitária.

 

O Cevap também desenvolve soluções inovadoras em biotecnologia e bioprocessos na área da saúde, como o selante de fibrina, uma espécie de cola biológica desenvolvida a partir de uma enzima presente no veneno da cascavel e de outra substância encontrada no sangue de grandes animais. Além do Soro Antiapílico (contra múltiplas picadas de abelhas), que está em fase final de estudos clínicos de segurança.

 

Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia
A Academia Nacional de Farmácia – ANF é uma sociedade civil científica, de âmbito nacional, que tem como objetivos estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais, em tudo o que se relacione com as ciências farmacêuticas.

 

Fundada em 13 de agosto de 1937, é composta de membros titulares, que são cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e outros de várias áreas do conhecimento. Também é composta por membros eméritos, honorários, correspondentes e mantenedores.

 

Os membros titulares simbolicamente ocupam cadeiras que têm como patronos farmacêuticos e cientistas brasileiros notáveis. Estas são distribuídas nas seções de Farmácia; Farmácia Industrial; Ciências (Físicas, Químicas, Biológicas, Biotecnológicas e Naturais); Farmacologia; Medicina Humana; Medicina Veterinária e Odontologia.


assessoria de imprensaassessoria de comunicação marketing digital comunicação integrada cevap unesp pesquisa